Voltar para a tela anterior.

Operação Carne Fraca vai impactar produtores de Caxias do Sul

Líderes preveem dificuldades para pequenos produtores e abatedouros da região


No espaço dedicado às declarações de líderes na Sessão Ordinária desta quarta-feira (22) a repercussão da Operação Carne Fraca da Polícia Federal dominou as falas. Mas as denúncias também mereceram a atenção dos vereadores.

Denise Pessoa/PT analisou requerimento formulado pelo Coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo de Almeida Ramos, que queria patrocínio do Legislativo  para transportar 300 pessoas ao Encontro Nacional de Arte no Mato Grosso. A Assessoria Jurídica da Casa justificou a impossibilidade de atender a demanda mas o mais grave politicamente é o fato do autor do requerimento ser funcionário público da Administração atuando como CC na Secretaria de Cultura.

 Em aparte o vereador Rafael Bueno/PDT fez uma segunda denúncia ao Coordenador da 25ª exibindo vídeo em que Rofriogo de Almeida Ramos se encontrava no Rodeio de Rolkante fotografando em pleno horário de expediente, o que caracterizaria a condição de “CC fantasma”.

O vereador Adiló Didomênico/PTB dedicou-se a alertar para o golpe que vem sendo dado pelos grandes frigoríficos do Brasil que, que aproveitaram a “Operação Carne Fraca” para plantar a dúvida sobre a qualidade dos pequenos produtores de gado, de suínos e aves, do País, justamente os que vendem carne  aos açougues que não fornecem às grandes redes. A manobr, que vai provocar sérios prejuízos e desemprego ao setor primário, foi contida no RS pela ação do Governo. Adiló que apoia as ações da PF disse não entender porque fraudes como a da carne e do leite eram de conhecimento das autoridades há muito tempo, e que só agora são denunciados.

Em aparte o vereador Alceu Tomé/PTB mencionou o caso de estabelecimento em Ana Rech que abatia 4 mil suínos por dia, pode sofrer os efeitos desta realidade com todos os riscos econômicos e sociais que a queda de consumo vai representar. 

O vereador Arlindo Bandeira/PP manifestou sua revolta com os desdobramentos da Operação Carne Fraca lamentando os prejuízos que ela acarretará a Caxias e região e a impunidade repetida dos agentes de fraudes no leite e agora na carne.

O vereador Velocino Uez/PDT trouxe ao plenário sua preocupação com a possibilidade de desastres provocados pelas condições climáticas, referindo o caso de São Francisco de Paula e, alertando para o risco de um desastre atingindo Galópolis, que recebe toda a água que desce de Caxias nas chuvaradas. Destacou trabalho executado depois que em 2013 o distrito sofreu duas enchentes em poucos dias. O Poder Público agiu na limpeza e instalação de cortinas de concreto às margens do Arroio Pinhal e melhorou as condições. Todavia entende que há urgência na construção de uma obra de contenção, cujo projeto já existe na Secretaria de Obras.  Para ele é fundamental a limpeza frequente do leito do arroio. Neri o Carteiro/SD ratificou a preocupação de Uez.

Já o vereador Édio Elói Frizzo/PSB fez um histórico dos projetos de saneamento, drenagem e canalização dos quais participou desde a época do Prefeito Pepe Vargas. Destacou a dificuldade encontrada para viabilizar a construção de piscinões na cidade. Relacionou as já entregues à população e reconheceu a necessidade de se executar o planejamento feito para Galópolis.

Discorreu sobre os planos existentes para minimizar efeitos de chuvaradas na cidade e entende que independente da construção de piscinas o fundamental é a manutenção preventiva de bueiros e galerias e arroios. Contou que recebeu pedido dos moradores da do bairro São José que sofreram muito com as últimas chuvas e solicitam realização de reunião com a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transportes e Mobilidade para avaliar a situação da drenagem e saneamento na região.  Informou também o vereador Frizzo que a bancada do PSB apresentou proposta à Câmara de projeto para consolidar a área de 500 hectares adquirida pelo SMAE junto às Marrecas ao Sistema Marrecas – Parque dos Pinhais – para garantir na preservação daquele espaço, diante do afrouxamento da vigilância e da pesca predatória que está se verificando no na barragem.

Em aparte a vereadora Denise Pessoa/PT ratificou a condição de abandono relatada pelos moradores do bairro São José. Disse que havia formulado pedido de intervenções pontuais para a Secretária de Obras, Leandro Pavan, mas que nenhuma foi atendida. Ouviu dos moradores a suspeita de falta de providências em relação à barragem do arroio Dal Bó que estava cheia antes das chuvas, o que pode ter comprometido a contenção da torrente que acabou alagando o bairro. No entender da vereadora tudo indica que a Secretaria de Obras está com problemas de gestão.

Adiló Didomênico emendou na fala de Denise afirmando que, pela sua experiência, não basta ter conhecimento teórico e base técnica. Tem que olhar para o problema.   

Em declaração no espaço das bancadas o vereador Edson da Rosa/PMDB informou sua participação em evento realizado em Porto Alegre, alusivo ao Dia Internacional de Defesa da Igualdade Racial Porém o tema de sua fala foi o déficit na oferta de vagas para Educação Infantil em Caxias, realidade trazida à Comissão de Educação do Legislativo pela Secretária Municipal, Marina Mattielo. Na opinião do vereador este déficit, embora o aumento de 20% nas vagas para crianças de zero a três anos e 11 meses nos últimos 10 anos (de 40 mil para 48 mil) o município não terá como acabar com a situação. Disse que uma opção a ser avaliada é o aproveitamento de escolas estaduais com espaço ocioso no município e que já foram identificados.

 

22/03/2017 - 15:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Paulo Cancian - MTE 3.507

Ir para o topo