Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira pede providências relativas ao Aeroporto Hugo Cantergiani

Documentos solicitam melhorias de infraestrutura, segurança e conforto do local


O vereador Mauro Pereira/PMDB protocolou na tarde desta quinta-feira, dia 22 de julho, pedidos de providências endereçados a diversas autoridades ligadas ao setor aeroportuário, tanto da região quanto do país, a respeito do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. Os documentos enviados ao Ministro da Defesa Nacional Nelson Jobim, ao Diretor do Departamento Aeroportuário Fernando Coronel Magalhães, ao Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) Murilo Marques Barboza, à Governadora do Estado do Rio Grande do Sul Yeda Roratto Crusius e ao Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) Major Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato dão ciência de demandas apontadas por usuários, pilotos e pela direção do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani no que se refere à infraestrutura, à segurança e ao conforto do local.

Conforme Mauro Pereira, ocorreram duas audiências públicas da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) do Legislativo Caxiense que trataram sobre a temática. Ele ressalta que as reuniões aconteceram em maio e em abril de 2009. "Foram nessas ocasiões que as demandas foram levantadas pelos usuários do Aeroporto", explica o parlamentar.

Entre as solicitações requeridas, estão:

  • Aquisição do Instrumento de Precisão ILS, que facilita e proporciona maior segurança aos pousos;

  • Ampliação do horário de funcionamento da EPTA – Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas - para 17 horas de serviço, das 6h às 23h, sem cobrança de taxas. Atualmente, a EPTA opera das 11h30 às 13h, com o pagamento da empresa aérea Gol.

  • Aumento da largura da pista de 30 m para 40 m, ampliando 5 m em cada lado da via;

  • Estudos de viabilidade para aumento do comprimento da pista, que hoje é de 1920m, mas possui 300 m de cabeceira deslocada;

  • Expansão do pátio, através da ampliação do terminal e das taxiways, a fim de que aumente o fluxo de aeronaves no aeroporto;

  • Pavimentação das vias de acesso interno;

  • Espaço para estacionamento de passageiros;

  • Efetivação do Plano de Segurança Aeroportuária, com instalação de posto de primeiros socorros e ambulância.

Mauro Pereira entende que essas medidas são possíveis e necessárias. "Os pedidos se fundamentam já que Caxias do Sul é a 26ª economia brasileira, recebe cerca de 33 aeronaves de executivos por mês, além de estar lutando para ser uma subsede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil", destaca o peemedebista. Além disso, conforme argumenta o vereador, "também é importante considerar que Caxias do Sul recebe aproximadamente 150 mil passageiros que desembarcam no Hugo Cantergiani e com a modernização do aeroporto esse número pode duplicar.

23/07/2010 - 11:41
Gabinete do Vereador Mauro Pereira/PMDB
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo