Voltar para a tela anterior.

Bueno questiona motivações para mudanças no SIM Caxias

Pedido de informações do vereador foi aprovado na Câmara Municipal


As mudanças introduzidas pela nova administração no SIM Caxias (Sistema Integrado de Mobilidade) pautaram pedido de informações do vereador Rafael Bueno/PDT, aprovado de forma unânime pelo plenário da Câmara Municipal na sessão de terça-feira (17) da Comissão Representativa. O pedetista busca, essencialmente, saber se as mudanças tiveram o aval de estudos técnicos e qual destino será dado às placas e estruturas já retiradas da área central.

Segundo Bueno, o SIM Caxias, obra que exigiu investimento de R$ 55 milhões, reduziu o número de acidentes e qualificou o trânsito na área central, diminuindo o tempo de viagem do transporte coletivo urbano. O vereador criticou o fato de a Prefeitura ter feito mudanças, contrariando inclusive recomendação do Ministério Público para que fosse aguardada a apresentação de estudos técnicos.

O pedetista observou que, com as mudanças do SIM Caxias, o fluxo de trânsito pela área central teve redução de 34 para 19 minutos. Afirmou que as alterações desta administração já criaram confusão, principalmente entre os pedestres. “Este projeto para melhorar a mobilidade foi pensado durante várias administrações e agora está sendo desestruturado”, comentou. Bueno citou que em 2011, na condição de vereador, o atual prefeito Daniel Guerra propôs a proibição da conversão à direita como forma de melhorar o trânsito. O vereador assinalou que várias pessoas declinaram do convite para assumir a Secretaria de Trânsito, porque nenhum técnico quis assinar estudo avalizando as mudanças feitas.

O vereador Elói Frizzo/PSB confirmou para 2 de fevereiro, às 18h, no plenário da Câmara Municipal, a realização de audiência pública para discutir as mudanças no SIM Caxias. A iniciativa atende pedido feito pela União das Associações de Bairros. Em sua opinião, o novo governo quer mostrar serviço à população, mas o faz de forma demagógica e populista, entrando em aparente contradição, porque na campanha eleitoral foi vendida a ideia de uma administração técnica e não política.

Requerimento 8/2017 (Votação)

Vereador Partido Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não Votou

ALBERTO MENEGUZZI PSB Sim

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não Votou

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Ausente

ELISANDRO FIUZA PRB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER PMDB Presente

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO PMDB Ausente

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Sim

PAULO FERNANDO PERICO PMDB Ausente

RAFAEL BUENO PDT Não Votou

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Não Votou

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

18/01/2017 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo