Voltar para a tela anterior.

Representantes da igualdade racial reiteram defesa por políticas inclusivas na Tribuna Livre da Câmara

Diógenes Brasil e Sérgio Ubirajara fecharam o Mês da Consciência Negra, em Caxias do Sul


A defesa por políticas inclusivas foi destaque na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada no início da sessão ordinária desta quarta-feira (30/11), no plenário da Casa. O responsável pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, Diógenes de Oliveira Brasil, e o assessor do departamento, Sérgio Ubirajara, fecharam o Mês da Consciência Negra, na cidade. Atentaram para as chamadas cotas sociais, em prol da população negra e carente, em escolas e universidades.

O coordenador de Igualdade Racial fez um resgate histórico dos departamentos da Prefeitura, voltados a discutir a questão do negro. De acordo com Brasil, o ponto de partida deu-se em 21 de março de 2003, a partir da então Secretaria de Promoção Social. Destacou o empenho dos ex-prefeitos Gilberto Pepe Vargas (hoje, deputado federal) e José Ivo Sartori (hoje, governador do Estado) e do atual chefe do Executivo, Alceu Barbosa Velho. Também ressaltou a atuação, desde 2004, do Conselho Municipal da Comunidade Negra.

Brasil lembrou que se encontra à frente da coordenadoria desde fevereiro de 2009. Garantiu que deixará encaminhado um plano de capacitação da rede de ensino local, voltado à pauta da igualdade racial, com material didático. Informou que a meta é concluir o aperfeiçoamento até o final de 2017. “A ONU ratifica que o racismo, entre outros fatores, interfere no desenvolvimento econômico das nações. Temos muitos desafios como o combate a assassinatos de negros”, salientou.

Os convidados da Tribuna Livre de hoje receberam a saudação dos vereadores. Manifestaram-se nesse sentido Denise Pessôa, Edson da Rosa, Jaison Barbosa e Rafael Bueno.

30/11/2016 - 18:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo