Voltar para a tela anterior.

Três personalidades receberão a Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil nesta quarta-feira

A sessão solene terá início às 19h30min, no plenário do Legislativo caxiense


Às 19h30min desta quarta-feira (26/10), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece a sessão solene de outorga da Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil. A cerimônia reconhecerá três personalidades nestas categorias: Profissional/Empresa (Adriane Macedo Karkow), Profissional Público (Dagoberto Lima Godoy) e Profissional Liberal (Margarete Tomazini Bender). A solenidade originou-se do requerimento 57/2016, assinado pela Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Edi Carlos Pereira de Souza, aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira.

Homenageada na categoria Profissional/Empresa, Adriane Macedo Karkow nasceu em Porto Alegre, em 29 de julho de 1973. Iniciou seus estudos em Caxias do Sul, cidade onde criou e cultivou suas raízes. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, na Unisinos, em São Leopoldo, e concluiu a pós-graduação e o mestrado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em uma experiência internacional, na cidade de Barcelona. Casou-se com Michel e teve duas filhas: Laura e Alicia. Durante 17 anos, lecionou na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde foi docente e vice-chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Desde 1998, Adriane é responsável pelo seu próprio escritório de arquitetura e design.

Premiado como Profissional Liberal, Dagoberto Lima Godoy nasceu em 17 de abril de 1938, em Caxias do Sul. Filho de Jacinto Maria Godoy e Helena Lima Godoy, mudaram-se para Porto Alegre, onde Dagoberto foi aprovado em primeiro lugar, no vestibular para a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluindo o curso no ano de 1960, como especialista em “Pontes e Grandes Estruturas”. É casado com Dione Thereza Vanoni Godoy, com quem teve três filhos: Dagoberto, André e Raquel, e duas netas: Mariana e Luiza.

Em 1964, ao voltar a residir em Caxias, fundou a empresa Sul-Engenharia de Construção – SULENGE, em sociedade com Rogério Issler e Manoel Lopes de Abreu. Tornou-se uma das maiores e mais importantes do Estado, com cerca de três mil unidades construídas até a década de 1990, incluindo obras como o Parque Nacional da Festa da Uva e a sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, a CIC Caxias. No mesmo ano, Dagoberto ocupou o cargo de secretário municipal de Viação e Obras, onde elaborou seu planejamento urbano e territorial, que consistiu em reorganizar o processo de aprovação de projetos, mapear a rede de esgotos da cidade e realizar o primeiro levantamento aerofotogramétrico do município.

Em 1974, Dagoberto liderou a fundação do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) da região. Foi eleito presidente do sindicato, atividade que exerceu por nove anos, após sucessivas reeleições. Além disso, sua paixão pelo associativismo e causas de interesse geral o fez ocupar cargos na presidência e diretoria de diversas entidades, entre as quais da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Em 2002, foi eleito para o Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU), representando os empregadores brasileiros na sede da entidade, em Genebra, na Suíça.

Margarete Tomazini Bender, agraciada na categoria Profissional Público, é natural de Farroupilha, nascida no dia 9 de agosto de 1956. Filha de Alfonso Tomazini e Olga Segat Tomazini, casou-se com Cláudio Bender, união que resultou em dois filhos: Emília e Rodolfo. Ela possui graduação e pós-graduação em Engenharia Civil, com especialização em “Planejamento Urbano e Regional” e em “Pesquisa e Ensino de Nível Superior em Arquitetura”.

Em 1979, Margarete começou a desenvolver suas atividades profissionais, na Prefeitura de Caxias do Sul, no chamado GAMAPLAN, o Gabinete de Planejamento e Coordenação Geral, com projetos voltados a obras públicas, análise e assessoramento técnico para a elaboração da legislação urbanística. Com a implementação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano no município, assumiu o Departamento de Controle do Uso e Ocupação do Solo, órgão responsável por aprovação, licenciamento e regularização de loteamentos.

Mais tarde, passou a integrar a equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, assumindo, entre outras atividades, a responsabilidade pela coordenação técnica da elaboração do Plano Diretor Municipal, culminando com a sua aprovação em 2007.

Margarete também dedicou 30 anos de sua vida à frente de outros órgãos caxienses. Integrou a diretoria da Sociedade de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Química (SEAAQ), a inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e foi conselheira do CREA/RS, atuando na Câmara da Engenharia Civil e na diretoria do CREA/RS, além de compor os conselhos municipais de plano diretor, de saneamento e de contribuintes.

Atualmente, Margarete compõe a Diretoria de Infraestrutura e Política Urbana da CIC Caxias. Na condição de suplência, é representante junto ao conselho do Plano Diretor e do conselho do Patrimônio Histórico. Desde 2011, é docente e coordenadora do curso de Engenharia Civil, na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

 

Saiba mais sobre Sílvio Toigo

Sílvio Toigo é filho de Marco Toigo e Joana Cecchin. Nasceu em Arten di Fonzaso, província de Beluno, na Itália, em 9 de maio de 1889. Ao todo, teve nove filhos. Em 1925, com o objetivo de obter reconhecimento em sua profissão, entrou em contato com a Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro e foi graduado como Engenheiro Architecto, diploma que obteve com a comprovação de conhecimento teórico, provado por meio de suas obras e projetos realizados.

A partir da segunda metade da década de 1930, o arquiteto assume o Art Déco como estilo recorrente, sendo que em todas as suas obras posteriores prevalece esse estilo. Em 18 de dezembro de 1947, naturalizou-se brasileiro.

Entre as obras que realizou em Caxias do Sul e região, encontram-se a Sede do Clube Juvenil, o Círculo Operário Caxiense, a Casa Magnabosco, a Metalúrgica Abramo Eberle, o Cinema Apolo (antigo Cine Ópera), a residência de Abramo Eberle, o Cinema Guarany, a Casa de Saúde Santa Teresinha (em São Marcos), o Hospital Dr. B. Giorgi (em Bento Gonçalves), a Sociedade Vinícola Rio Grandense, o Quartel, o Auto Palácio e o Colégio Henrique Emílio Meyer, entre outros. Seu último trabalho, iniciado em 1951, foi o Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, durante a Festa da Uva daquele ano, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

 

REQUERIMENTO 57/2016 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Presente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Não Votou

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Não Votou

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

25/10/2016 - 20:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo