Voltar para a tela anterior.

Exposição “A Voz da Comunidade - Acervo do Jornal dos Bairros” está aberta à visitação na Câmara de Caxias do Sul

Coordenado pela União das Associações de Bairros (UAB), o veículo de comunicação impresso completa 19 anos em 2016


A exposição “A Voz da Comunidade - Acervo do Jornal dos Bairros (JB)” está aberta ao público no Espaço Cultural Mário Crosa, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Coordenado pela União das Associações de Bairros (UAB), o veículo de comunicação impresso completa 19 anos em 2016.

Organizada pela Diretoria de Imprensa e Comunicação Social da entidade, a mostra ficará na sede do Legislativo caxiense até sexta-feira (28/10), com visitação no horário das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 18h.

Durante a abertura oficial da exposição, na última segunda-feira (24/10), o vereador Edio Elói Frizzo/PSB, que foi um dos comunitaristas que incentivaram e ajudaram a implantar o JB, representou o Parlamento caxiense. “O Jornal dos Bairros é essencialmente um instrumento de luta do movimento comunitário”, realçou.

O parlamentar lembrou que o veículo começou a circular de forma ininterrupta a contar de 1997, graças ao empenho dos comunitaristas, em especial do ex-presidente da UAB Daltro da Rosa Maciel. No entanto, houve alguns números anteriores.

A primeira edição rodou em 1993. Cópia dela foi entregue pelo próprio Frizzo ao presidente da UAB, Flávio Fernandes, para que a entidade tenha também o exemplar em seu acervo. O vereador informou, ainda, que edições do impresso estão disponíveis gratuitamente à consulta e à pesquisa por parte da população no Centro de Memória da Câmara, que pode ser acessado pelo site www.camaracaxias.rs.gov.br.

Fernandes aproveitou para cumprimentar todos os profissionais que atuaram e os que continuam se dedicando à produção do jornal mensal e à democratização do acesso à informação. Integrante da UAB, Alberi de Mattos se emocionou ao lembrar da trajetória do veículo e das dificuldades que a UAB enfrenta para mantê-lo. Diretora de Imprensa e Comunicação Social da entidade, Paula da Rosa fez seu discurso no mesmo tom de Alberi. Representando o Executivo Municipal, a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, desejou vida longa ao Jornal dos Bairros e elogiou a função social, histórica e cultural do impresso.   

 

Espaço Cultural:

Para expor obras de arte ou acervos na Câmara de Vereadores, é necessário contatar com a área de Relações Públicas do Parlamento, por meio do telefone (54) 3218.1695 ou pelo e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br.

25/10/2016 - 19:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo