Voltar para a tela anterior.

Com 25 anos de história, Programa UCS Sênior - Educação e Longevidade é destaque na Câmara Municipal de Caxias do Sul

Sugerida pelos vereadores Adiló Didomenico, Rafael Bueno e apoiadores, a homenagem ocorreu na sessão desta terça-feira (18/10) e contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava


O Programa Universidade de Caxias do Sul (UCS) Sênior - Educação e Longevidade completou 25 anos de história e recebeu homenagem do Legislativo caxiense, durante a plenária desta terça-feira (18/10). Sugerida pelos vereadores Adiló Didomenico/PTB e Rafael Bueno/PDT e apoiadores, a cerimônia contou com a presença do reitor Evaldo Kuiava e com a apresentação do Coral Vívere, formado por participantes do programa.

O presidente da Câmara, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza, conduziu a solenidade. Também acompanhou o ato o coordenador do UCS Sênior, professor Delcio Antônio Agliardi. Representando a Casa, fez o pronunciamento o parlamentar Rafael Bueno/PDT. Ele elogiou o trabalho do programa, seus profissionais e os integrantes por estarem sempre dispostos a aprender e a conviver. “O UCS Sênior é um programa que leva qualidade de vida às pessoas”, frisou.

O vereador também destacou a infraestrutura do município para as pessoas com mais idade. “Caxias do Sul se tornou um espaço de integração para as pessoas idosas, com as academias nas praças, clubes de mães, parques e atividades diversas. É uma referência em qualidade de vida para a terceira idade. Nossos idosos precisam de socialização”, avaliou.  

Por outro lado, o parlamentar lamentou ainda existirem casos de violência contra os idosos e informou que o fone de nº 100 está disponível para denúncias.

Reitor da UCS, Evaldo Kuiava agradeceu pela homenagem da Câmara de Vereadores, pelo empenho da equipe e da coordenação da UCS Sênior e, principalmente, pela vitalidade dos alunos e alunas. “Admiro vocês que participam desse programa porque mostram que viver é experimentar continuamente. Nós, gestores da UCS, também aprendemos com vocês”, ressaltou.

Diretora da Proteção Social da Fundação de Assistência Social (FAS), Alda Ludgren representou o prefeito Alceu Barbosa Velho na solenidade. Ela saudou todos os envolvidos no programa, pela dedicação que demonstram, e lembrou que fez estágio no UCS Sênior.

     A proposta da homenagem
     De autoria coletiva, o requerimento 49/2016, que propôs a lembrança, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Conforme o texto, a UCS iniciou os estudos e as atividades com foco na saúde do idoso e no envelhecimento humano, em 5 de julho de 1991.

Em março de 1993, introduziu-se a Associação Regional de Apoio à Terceira Idade (Arati). Mais tarde, em 25 de julho de 1995, o programa da UCS passou a se chamar Universidade da Terceira Idade (Unti). Desde 1991, mais de 5,5 mil alunos passaram pelo programa, que desenvolve atividades com o idoso.

Coordenado pelo professor Delcio Antônio Agliardi, em 2014, o programa adotou um novo posicionamento, passando a ser conhecido como UCS Sênior - Educação e Longevidade. Atualmente, há mais de 1,5 mil matrículas, nos campi de Caxias do Sul, região das Hortênsias e Vacaria.

Além de manter atividades permanentes de ensino e extensão, a iniciativa participa do Conselho Municipal do Idoso de Caxias do Sul e do Fórum Gaúcho de Instituições de Ensino Superior.

Como autores da proposta de homenagem, assinaram os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Arlindo Bandeira/PP, Flavio Cassina/PTB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Zoraido da Silva/PTB.

18/10/2016 - 19:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo