Voltar para a tela anterior.

Oscar dos Reis, Luiz Marenco, Odila Savaris e Juarez Menegussi comemoram a Comenda Medalha Honeyde Bertussi 2016

Os homenageados receberam a distinção do Legislativo caxiense em sessão solene desta quinta-feira (15/09)


Os tradicionalistas Oscar dos Reis, Luiz Marenco, Odila Paese Savaris e Juarez Antonio Menegussi se emocionaram ao receber a Comenda Medalha Honeyde Bertussi 2016 do Legislativo caxiense, em sessão solene desta quinta-feira (15/09). A cerimônia foi presidida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Pedro Incerti/PDT. O parlamentar Jó Arse/PDT fez o pronunciamento em nome da Câmara.

Jó apresentou um breve currículo dos homenageados (veja abaixo) e sublinhou qualidades de cada um. Ao começar por Menegussi, enfatizou o empenho dele na lida campeira, como laçador, e o pioneirismo de estimular a criação do 1º piquete de prendas do Estado gaúcho, no CTG Parque de Rodeios Vila Oliva. Odila recebeu os cumprimentos de Arse por ajudar a escrever, pensar e perpetuar a tradição gaúcha. O talento dos músicos Oscar dos Reis e Luiz Marenco ganhou aplausos fortes de Arse e da plateia.

Em agradecimento, Menegussi deixou escapar algumas lágrimas e socializou a honraria com os amigos e familiares: “Todos nós estamos recebendo esta medalha. Se estou aqui, é porque chegamos juntos”. Odila salientou que talvez não conseguisse traduzir em palavras o sentimento que tomou conta dela ao saber da homenagem. “Escolhemos Caxias como nossa querência e o tradicionalismo como uma oportunidade de conviver, pois é um ambiente que ensina valores e princípios”, afirmou a prenda, externando gratidão à família, às amizades e ao Parlamento.

    Oscar dos Reis lembrou com saudade do convívio e do apoio que teve de Honeyde Bertussi. Ressaltou a grandeza do acordeon e a felicidade de ser professor e ver seus alunos abertos para a arte. “É uma honra receber esta homenagem. Acho que é a mais alta condecoração que recebo. Talvez a primeira grande homenagem que a vida me proporcionou tenha sido conhecer Honeyde, cuja memória faço reverência. Depois, vem esta medalha”, destacou, demonstrando contentamento.

Com olhos marejados, Marenco disse que nunca imaginou que a música o levaria tão longe, para conhecer tantos lugares e pessoas e fazer tantas amizades. Relevou sentir-se muito à vontade em Caxias, onde residem alguns de seus parentes. “Esta cidade sempre mostrou compreender o meu canto”, enfatizou, em tom de graças.

O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Raul Teles, cumprimentou os agraciados. “São pessoas como vocês que o Rio Grande do Sul e o tradicionalismo precisam”, considerou. Ao trazer a saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, acrescentou: “Vocês incorporam no tradicionalismo o que o Rio Grande tem de melhor”.

Ao fim da solene, vereador Pedro Incerti ressaltou a contribuição de cada homenageado para a história gaúcha. Incerti e Jó Arse pediram para Marenco abrilhantar a plateia com sua voz. O cantor entoou o Hino do Rio Grande do Sul.


AS INDICAÇÕES DE 2016

- Os quatro nomes homenageados deste ano foram indicados por meio do projeto de decreto legislativo 14/2016, de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Edi Carlos Pereira de Souza. O texto foi aprovado por unanimidade, na plenária da última quarta-feira (14/09). Além do vereador-presidente Edi Carlos, integram a Mesa Diretora da Casa os vereadores Flavio Cassina (vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Pedro Incerti (secretário) e Felipe Gremelmaier (2º secretário).

 

PERFIS DOS HOMENAGEADOS DE 2016

- Juarez Antonio Menegussi:
Natural do Interior de Caxias do Sul/RS, no distrito de Vila Oliva, Juarez Antonio Menegussi nasceu em 10 de outubro de 1959 e mora, atualmente, no bairro de Ana Rech. Cresceu na lida campeira, envolvido nos cuidados com os cavalos e sempre ligado às tradições gaúchas. Foi um dos fundadores do Parque de Rodeios de Vila Oliva, além de capataz da Campeira do CTG Parque de Rodeios Vila Oliva. Também atuou como patrão e é laçador do Piquete do CTG Os Carreteiros, da SER Randon. Na estante de troféus como laçador, Menegussi guarda mais de 300.

- Odila Paese Savaris:
Nascida em Bento Gonçalves/RS, no dia 26 de novembro de 1959, Odila Paese Savaris atua há anos na parte cultural do CTG Campo dos Bugres e no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Pedagoga de formação, reside em Caxias do Sul desde 1990. Já foi vice-presidente de Cultura do MTG, conselheira e integrante de vários departamentos da entidade, como de Cultura e de Cursos.

- Oscar dos Reis:
Instrumentista, acordeonista, compositor e professor, Oscar dos Reis nasceu em 23 de novembro de 1960, na cidade gaúcha de Sertão Santana/RS. Chegou a trabalhar com Honeyde Bertussi, com quem aprendeu muito sobre música e cujo conhecimento considera a “base de tudo”. Oscar dos Reis estudou música em Moscou (Rússia) e sente-se muito feliz como professor. Desde o início da trajetória profissional, registra seis CDs lançados e inúmeras participações em obras de outros artistas. Atualmente, mora em Caxias do Sul.

- Luiz Marenco:
Cantor tradicionalista, Luis Rogério Marenco Ferran nasceu no dia 22 de dezembro de 1964, em Porto Alegre/RS. Seu nome artístico é Luiz Marenco. Reconhecido no Rio Grande do Sul, no Brasil e em outros países pelo talento na música nativista, tem 23 CDs lançados e dois DVDs. Entre as músicas de destaque que interpreta, estão: “Batendo água”, “Destinos” e “Cantador de Campanha”. Em 2018, completará 30 anos de carreira.


A HONRARIA

- O decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998, instituiu a comenda a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello. A honraria contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, no âmbito estadual ou nacional.

- Desde que entrou em vigor, a distinção sofreu alterações. Em setembro de 2006, os vereadores Edio Elói Frizzo/PSB e Edson da Rosa/PMDB fizeram com que o número de agraciados aumentasse de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram ainda que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

- Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa/PT, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haveria, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi para que, entre os três parlamentares que representassem o Legislativo na comissão avaliadora, existisse, pelo menos, uma vereadora.

 

DETALHES SOBRE HONEYDE BERTUSSI

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

 

O DIA 20 DE SETEMBRO

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

(Texto com colaboração de Fábio Rausch)

 

15/09/2016 - 23:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo