Voltar para a tela anterior.

Conhecidas as instituições que receberão o selo Empresa Inclusiva

Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG e Rio Grande Energia (RGE) serão homenageados na tarde desta quarta-feira (24/08), no Legislativo caxiense


As instituições que receberão o selo Empresa Inclusiva 2016 foram conhecidas durante a sessão ordinária desta terça-feira (23/08). Neste ano, serão agraciados o Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG e a Rio Grande Energia (RGE). De autoria da Mesa Diretora, o requerimento 52/2016, que trata da distinção, foi aprovado por unanimidade na plenária de hoje. A entrega da honraria ocorre nesta quarta-feira (24/08), durante a sessão parlamentar, com início às 15h45min, no plenário da Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

O Selo Empresa Inclusiva foi instituído pelo decreto legislativo 283/A, de 22 de maio de 2012, a partir da iniciativa da vereadora Denise Pessôa/PT. Anualmente, por meio da distinção, o Legislativo reconhece organizações empresariais que incluam, em seus quadros, pessoas com deficiência. As indicações partiram da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), presidida pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT.

A Mesa Diretora do Legislativo caxiense é composta pelos vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB (presidente), Flavio Cassina/PTB (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira/PP (2º vice-presidente), Pedro Incerti/PDT (1º secretário) e Felipe Gremelmaier/PMDB (2º secretário).

 

Saiba um pouco mais sobre cada empresa:

Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG

Com sede em Caxias do Sul desde 1999, Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão em todas as áreas do conhecimento. Atualmente, a instituição conta com mais de 8 mil alunos matriculados. Com cerca de 160 salas de aula, 81 laboratórios, biblioteca com mais de 100 mil exemplares e áreas para esporte, a instituição tem seu campus-sede localizado na Rua Os 18 do Forte, no bairro de São Pelegrino.

Foi na última semana que o Ministério da Educação homologou parecer do Conselho Municipal de Educação, elevando a categoria acadêmica da instituição de Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) para Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. Em termos práticos, a empresa terá maior autonomia para a abertura de novos cursos e avanços em programas de ensino, pesquisa e extensão.

A instituição possui um projeto de acessibilidade e inclusão com adequações na estrutura, como piso tátil e visibilidade, com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Esse projeto está voltado tanto para os profissionais da empresa como para os alunos. (Fonte: http://www.fsg.br)

 

Rio Grande Energia (RGE)

Distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, a Rio Grande Energia (RGE) atende a 264 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. Sua área de atuação divide-se em duas grandes regionais: Centro, com sede em Passo Fundo; e Leste, com sede em Caxias do Sul.

Em termos de expansão territorial, a empresa está presente em mais de 90 mil km², o equivalente a um terço do território gaúcho. Desde 2006, a Rio Grande Energia passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior conglomerado privado do setor elétrico brasileiro.

O atual prédio da RGE em Caxias do Sul foi construído com base em projeto de acessibilidade, com tecnologia assistiva, braile, piso tátil e banheiros adaptados, entre outras melhorias. A empresa inclusive supera o número mínimo exigido pela lei das cotas, tendo em seu quadro de funcionários 84 pessoas com deficiência. (Fonte: http://www.rge-rs.com.br)

 

DELIBERAÇÃO SOBRE REQUERIMENTO 52/2016

Vereador – Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ANA MARIA CORSO PT Ausente

ARLINDO BANDEIRA PP Não Votou

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Ausente

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Ausente

EDIO ELÓI FRIZZO PSB Ausente

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Ausente

JÓ ARSE PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Ausente

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

23/08/2016 - 18:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo