Voltar para a tela anterior.

“Paquito” é o mais novo Cidadão Caxiense

Javier Paquito Herrera recebeu o título em sessão solene na Câmara Municipal


O mais novo Cidadão Caxiense é o uruguaio Javier Paquito Herrera, distinguido com a honraria na noite desta quarta-feira (27/07), durante sessão solene na Câmara Municipal, presidida pelo vereador Felipe Gremelmaier/PMDB. Natural de Montevideo, onde nasceu em 1965, o homenageado chegou à Caxias do Sul com 13 anos, acompanhando a família. A homenagem partiu do projeto de decreto legislativo (PDL) 12/2016, de autoria coletiva.

Pronunciando-se em nome do Legislativo, o vereador Jó Arse/PDT, um dos proponentes da homenagem, destacou a trajetória profissional e comunitária de Paquito na cidade. O pedetista enfatizou os 34 anos dedicados ao meio audiovisual, com a produção de vídeos e fotos para diferentes segmentos, e tornando-se uma referência na área.

O homenageado afirmou que ser imigrante está no DNA de sua família. Lembrou o pai espanhol e a mãe francesa, que imigraram para o Uruguai, onde constituíram família de quatro filhos, e depois vieram para o Brasil. Antes de Caxias do Sul, a família residiu três anos em Porto Alegre, aonde chegou em 1975.

Paquito lembrou os estudos nas escolas Santa Catarina e São Carlos, do primeiro emprego na oficina mecânica do pai e do ingresso na comunicação, aos 16 anos, como funcionário da RBS TV. Citou a criação da Vídeo Top Produções, empresa da qual foi sócio por 25 anos e onde realizou trabalhos para diferentes segmentos. Atualmente é sócio da Too Comunicação e tem formação superior em fotografia pela Universidade de Caxias do Sul. Em sua carreira, Paquito soma mais de 3,5 mil comerciais para televisão.

Membro do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, Paquito venceu a Bienal de Arte Fotográfica em 2014 e foi finalista do Prêmio Leica/Revista Fotografe Melhor, entre diversas outras premiações e menções honrosas. Também tem atuação destacada no cinema, onde foi diretor de fotografia do curta-metragem “Ego Sun”, premiado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Por motivos de saúde, Paquito começou, em 2000, a participar de forma amadora de eventos esportivos. Ao lado de amigos, fundou a equipe de corredores Macarunners, que já conquistou classificações em outras cidades e países. Com o grupo já correu mais de 30 maratonas. “Corrida é sinônimo de superação”, definiu.

Por fim, falou sobre Caxias do Sul. Disse reconhecer a existência de problemas, mas destacou as suas qualidades. Segundo ele, quem só vê defeitos na cidade, não conhece a realidade de outros municípios. “É preciso ajudar a construir novas realidades e a implementar melhorias”, convocou o homenageado, que é pai de Carolina Hartmann Masiá, 21 anos, e casado com Letícia dos Santos Pereira. Ele também tem duas enteadas, Ísis e Elisa dos Santos Pereira D’Mutti, de 10 e 12 anos, respectivamente. Todas estiveram presentes à sessão, bem como os pais e os três irmãos.

Um vídeo com o testemunho de personalidades de diferentes segmentos evidenciou o comprometimento do homenageado com a comunidade. A sessão teve as presenças do deputado Vinicius Ribeiro/PDT, que representou a Assembleia Legislativa, e da primeira-dama e Coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Alexandra Baldisserotto, que representou o prefeito Alceu Barbosa Velho. Também se fizeram presentes o ex-prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho e o Cidadão Honorário e ex-vereador Luiz Pissetti.

O PDL 12/2016, que trata da distinção, foi assinado pelos vereadores Adelino Teles/PMDB, Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Edson da Rosa/PMDB, Edio Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Guila Sebben/PP, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT, Neri, O Carteiro/SD, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Virgili Costa/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

27/07/2016 - 21:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): João Roberto Hunoff - MTE 5.247

Ir para o topo