Voltar para a tela anterior.

Exposição fotográfica “Em Nome de Todxs” será lançada pela Comissão de Direitos Humanos do Legislativo caxiense

A mostra tem apoio da Ong Construindo Igualdade, com fotos assinadas por Mario André Coelho e produção de Fábio Borges e Mônica Montanari


A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) do Parlamento caxiense lança a exposição fotográfica “Em Nome de Todxs”, na próxima terça-feira (28/06). A abertura será às 19h, no Espaço Cultural Mário Crosa, da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). A mostra, com 30 fotos assinadas por Mario André Coelho e produção de Fábio Borges e Mônica Montanari, tem apoio da Ong Construindo Igualdade.

Presidente da CDHCS, vereador Rodrigo Beltrão/PT explica que a iniciativa propõe reflexões à população caxiense em torno da convivência com a diversidade. O parlamentar informa que, em 28 de junho, também é lembrado o Dia Mundial do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). “Diante das situações de discriminação, como o assassinato de 49 pessoas em uma boate gay em Orlando, nos Estados Unidos,  torna-se mais do que oportuno refletir sobre o respeito à diversidade no nosso dia a dia. Nesse sentido é que a mostra fotográfica foi planejada e está sendo aberta à visitação pública”, ressalta Beltrão.

O parlamentar informa que a ideia da exposição partiu do fotógrafo Mario André Coelho e foi acolhida pela CDHCS. O profissional quis mostrar em suas imagens que, por trás do estereótipo social da população LGBT, existem indivíduos com vida normal, inseridos no cotidiano de casa, trabalho, família e relações afetivas. Para ser executada, a proposta recebeu a parceria dos produtores Fábio Borges e Mônica Montanari e o apoio da ONG Construindo Igualdade, por meio da coordenadora e ativista no movimento LGBT, Cleonice – Cleo Araujo.

“O discurso da igualdade precisa ser exercitado todos os dias, todas as horas e em todos os lugares. Para tanto, é necessário trazermos os diferentes para mostrar que são iguais. A ideia da exposição é esta”, realça Beltrão, ao divulgar o pensamento dos idealizadores da mostra.

O vereador acrescenta que a exposição “Em Nome de Todxs” pretende abordar o que sinaliza ser inadequado, estranho ou diferente, mas que nada mais representa do que aspectos das pessoas em termos de inadequação, estranheza ou diferença dentro do todo e em algum momento das suas vidas. Por isso, Beltrão convida a comunidade a prestigiar a mostra, que ficará aberta até 2 de julho.

Além do vereador-presidente Rodrigo Beltrão/PT, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Denise Pessôa/PT, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PDT e Renato Nunes/PR.

 

Exposição Fotográfica “EM NOME DE TODXS”

Abertura: 28 de junho de 2016

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Mário Crosa da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição)

Realização: Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Fotos: Mario André Coelho

Produção: Fábio Borges e Mônica Montanari

Texto de Apresentação: Mônica Montanari

22/06/2016 - 23:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo