Voltar para a tela anterior.

Tânia Tonet ganha o título de Cidadã Caxiense

A distinção foi entregue à historiadora pela Câmara Municipal em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22/06)


A historiadora Tânia Maria Zardo Tonet tornou-se, oficialmente, cidadã caxiense, a partir do título concedido pelo Parlamento municipal, durante sessão solene desta quarta-feira (22/06). A cerimônia foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Casa, vereador Flavio Cassina. Proponente da homenagem junto com outros vereadores, o parlamentar Gustavo Toigo/PDT fez o discurso em nome da Câmara.

O vereador narrou um pouco da trajetória de Tânia Tonet, que nasceu no dia 22 de setembro de 1948, em Bento Gonçalves, e, atualmente, dirige a Três Tempos, empresa de assessoria cultural. Destacou as origens familiares e a união e convivência da homenageada com o marido Jucir Tonet e com o filho Charles e sua namorada, Lisele Taufer. O parlamentar também enalteceu a contribuição de Tânia para a memória da cidade. “Com muita alegria, homenageamos uma pessoa que não nos deixa esquecer da nossa trajetória de vida. Tânia Tonet fez história resgatando a nossa história”, sublinhou Toigo.

Formada em Filosofia, com pós-graduações em Folclore e em História da América Latina e MBA em Gerenciamento de Projetos, a homenageada foi diretora do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul (1990 a 1996), membro do Conselho Nacional de Arquivos (1995 e 1996); coordenadora da 2ª Região Museológica do Rio Grande do Sul (1994 a 1996); e orientadora histórico-antropológica do filme “O Quatrilho”, de Fábio Barreto (1994-1995). Também participou de diversos projetos culturais, como o Museu do Instituto Hércules Galló, e é autora e coautora de muitos livros, principalmente de obras voltadas à chamada Antropologia Empresarial.

“Tânia simboliza a vitória de nossas mulheres e mostra a força do homem e da mulher em modificar para melhor o meio em que vivem, alicerçados em valores, conhecimento e espiritualidade. Pessoa excepcional em razão de toda herança recebida e semeada por aqui, ainda tem muitos projetos pela frente e novas trajetórias a registrar”, enfatizou Toigo.

A homenageada agradeceu o apoio da família e a distinção do Legislativo, elogiando o empenho do vereador proponente, Gustavo Toigo, na área da cultura. Ao refletir sobre a matéria-prima mobilizadora do seu fazer, Tânia explicou que memória vem do passado e chega aos dias atuais, fazendo com que as coisas do entorno das pessoas tenham novos significados. “A memória não é algo distante. Está no nosso dia a dia e serve para dar sentido às coisas, permitindo ressignificarmos os passos para sermos autores de nossa própria história. E isso que ocorre com uma pessoa acontece também com uma empresa e uma cidade”, ensinou.

Tânia acredita que a cultura ainda receberá mais atenção do país, tornando-se parte do planejamento estratégico dos governos, ao lado da educação. Com a cidade que lhe acolhe há anos, Tânia disse que edificou uma história de amor e respeito. Para ela, Caxias nasceu da multiplicidade cultural e é cosmopolita. “Hoje, se faz a adoção de uma coisa que aconteceu há muito tempo”, disse, demonstrando satisfação, após receber o diploma de Cidadã Caxiense.

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Bernardi externou gratidão pelo trabalho de Tânia em prol da memória de Caxias. “Na semana do aniversário de 126 anos, a cidade faz justiça à pessoa que ajudou a encontrar na nossa história o verdadeiro significado de sermos caxienses”, destacou a secretária, ao transmitir os cumprimentos do chefe do Executivo. Também fez parte da mesa de autoridades o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho, a quem Tânia agradeceu por tê-la levado para a vida pública, na direção do Museu e do Arquivo Municipal.

Como autores do projeto de decreto legislativo 9/2016, que trata da homenagem para Tânia Tonet, assinaram os vereadores Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Jó Arse/PDT, Pedro Incerti/PDT e Zoraido Silva/PTB.

22/06/2016 - 23:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo