Voltar para a tela anterior.

Escola Municipal Padre Antônio Vieira é lembrada pela Câmara caxiense no aniversário de 60 anos

Alunos, professores e pais foram elogiados pelos vereadores na homenagem promovida durante a plenária desta terça-feira (21/06)


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira recebeu, na plenária desta terça-feira (21/06), distinção do Legislativo caxiense pela trajetória de seis décadas no campo educacional. Alunos, professores e pais foram elogiados pelos vereadores durante a homenagem que ocorreu no plenário e foi conduzida pelo presidente da Câmara, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza.

Autora do requerimento que propôs a honraria, juntamente com outros legisladores, a vereadora Denise Pessôa/PT se manifestou em nome da Câmara. A parlamentar recordou que fez Ensino Fundamental na instituição de ensino, atualmente localizada no loteamento Garbin, onde reside sua família e onde sua mãe (professora Benta) foi diretora.

   De acordo com Denise, a escola iniciou sua atuação em 12 de junho de 1956, numa casinha de madeira situada no bairro Fátima e com uma turma de 12 alunos. “Foram muitas pessoas da comunidade do Garbin e do São José que se mobilizaram para conseguir desenvolver a escola. Entre essas pessoas, estavam minha mãe, a professora Benta, e meu pai Oscar, que foi presidente da Associação de Moradores”, contou a vereadora, ao dirigir-se a eles, que estavam na plateia.

Conforme Denise, em 1972, a escola foi para o atual terreno, no loteamento Garbin. O espaço foi doado por Nilo Pedro Garbin. A vereadora mencionou, ainda, o nome de todas as ex-diretoras e parabenizou estudantes, familiares, professores e funcionários por proporcionar educação de qualidade. “Cresci ouvindo o barulho das crianças e espero que a escola se fortaleça ainda mais na sua função social. Desejo que siga transformando a consciência da comunidade e sendo um ponto de união”, ressaltou a parlamentar.

Após mostrar um vídeo com imagens dos alunos e educadores, a atual diretora, Gilda Barbieri, informou que a escola tem, hoje, 538 estudantes, 52 docentes, funcionários terceirizados e sete cuidadores. Atende a alunos de outros bairros e muitos que são da terceira geração das famílias. “É comum ouvir avós que buscam os netos na escola dizendo que estudaram na Padre Antônio Vieira”, relatou Gilda.

   A docente agradeceu pela homenagem da Câmara e disse se sentir honrada por representar a escola. Gilda lembrou que educação é movimento e disse que o colégio procura oferecer o melhor em termos de ensino e aprendizagem. Ela fez questão de prestar agradecimentos à comunidade escolar e a ex-professores e ex-estudantes por ajudarem a construir a história da instituição de ensino. Por fim, um grupo de alunos interpretou o hino do colégio, produzido por três professores e lançado hoje. A letra exalta o percurso da escola e seu patrono.

O secretário municipal da Educação, Agenor Basso, trouxe uma saudação do prefeito Alceu Barbosa Velho, elogiou a trajetória da EMEF Padre Antônio Vieira e sublinhou o valor do conhecimento. “A educação é a arma mais poderosa para abrir novos caminhos”, frisou. Representando o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), esteve presente na cerimônia o vice-presidente da entidade, Luciano Piccoli.

Assinaram como autores do requerimento 40/2016 em homenagem à escola os vereadores Ana Corso/PT, Denise Pessôa/PT, Edio Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT, Virgili Costa/PDT e Zoraido da Silva/PTB.

21/06/2016 - 20:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo