Voltar para a tela anterior.

Samae é agraciado com homenagem da Câmara Municipal pelos 50 anos de atuação em Caxias do Sul

A entrega da distinção, que foi sugerida pelo parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB, ocorreu nesta quarta-feira (25/05), com a presença do prefeito Alceu Barbosa Velho


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) foi agraciado com uma homenagem da Câmara Municipal pelos 50 anos de atuação em Caxias do Sul. A entrega da distinção, que foi sugerida pelo parlamentar Edio Elói Frizzo/PSB em conjunto com outros vereadores, ocorreu durante a plenária desta quarta-feira (25/05), com a presença do prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT. Conduzida pelo presidente do Parlamento, vereador Edi Carlos Pereira de Souza, a solenidade contou com a participação de servidores da autarquia, que responde pelo abastecimento de água e saneamento público da cidade.

Frizzo fez o discurso em nome da Casa. O parlamentar, que esteve na presidência da autarquia de 2013 até março deste ano, a convite do prefeito Alceu, e também por um período na gestão do ex-prefeito Pepe Vargas (do PT, 1997-2004), disse que quem passa pelo Samae sai diferente em razão do envolvimento comunitário e do empenho pela qualidade dos serviços prestados. “O que se conquistou até hoje é resultado do trabalho executado por esta e por outras gestões e pelos servidores do Samae. Por meio do programa de qualidade que desenvolvemos, dissemos que gostaríamos de chegar aos 50 anos com excelência na prestação de serviços. Caxias, hoje, tem 100% de abastecimento e água chegando 24 horas por dia na casa da população”, comemorou o vereador e ex-diretor-presidente do órgão.

O parlamentar socialista lembrou também da contribuição de funcionários que já não estão mais na autarquia e agradeceu a todos que se envolveram na elaboração do livro sobre as cinco décadas de história do Samae, cuja fundação data de 5 de janeiro de 1966. “Tenho muito orgulho do trabalho que desenvolvemos no Samae”, resumiu.

Atual diretor-presidente do órgão e ex-vereador do Legislativo caxiense, Idair Moschen destacou os princípios e a missão do Samae, para bem atender a comunidade, com eficiência e responsabilidade socioambiental. “Chegar até aqui tem sido obra de muita luta, trabalho coletivo, dedicação e conquistas. A autarquia sabe da responsabilidade que tem com o futuro e com a sustentabilidade”, enfatizou Moschen. O diretor-presidente mencionou, ainda, alguns números referentes à estrutura de funcionamento da autarquia, como os seis sistemas de abastecimento, mais de 80 sistemas locais e as estações de tratamento de água e de esgoto.

O prefeito Alceu Barbosa Velho afirmou que o Samae é resultado de muito trabalho e elogiou o esforço de Frizzo como gestor. O chefe do Executivo recordou do desafio que a atual administração teve para fazer funcionar o Sistema Marrecas e convidou a comunidade a conferir o santuário ecológico que se transformou a região em que a barragem está localizada, em Vila Seca. Ao listar diversas obras de canalização e saneamento executadas pela autarquia em diferentes bairros da cidade, Alceu agradeceu o apoio do Parlamento Municipal na aprovação de projetos ligados ao saneamento e à aquisição de áreas para preservação. “O Samae é um orgulho para Caxias. E a história do Samae não seria essa, se não houvesse a colaboração da Câmara de Vereadores”, elogiou.

Ao fim da cerimônia, que também recebeu a presença da professora Neide Pessin na mesa de autoridades, representando a Universidade de Caxias do Sul, a plateia foi contemplada com a apresentação do Coral do Samae. Além de Frizzo, assinam como autores do requerimento de homenagem à autarquia os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Ana Corso/PT, Arlindo Bandeira/PP, Denise Pessôa/PT, Felipe Gremelmaier/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT, Rafael Bueno/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido da Silva/PTB.

25/05/2016 - 20:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo