Voltar para a tela anterior.

Integrante da Associação de Moradores do Bairro Madureira ocupa a Tribuna Livre do Legislativo caxiense

O líder comunitário Luiz Pizzetti destacou o empenho da Amob em contrariedade à Ditadura Militar e citou ações que estão previstas para o futuro


Integrante da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Madureira, o líder comunitário Luiz Pizzetti, 92 anos, ressaltou o empenho da Amob em contrariedade à Ditadura Militar (1964-1985) e comemorou as ações que estão previstas pelo município em prol do lazer da comunidade. A manifestação de Pizzetti foi feita nesta quinta-feira (28/04), em espaço da Tribuna Livre do Legislativo caxiense.

O também presidente de honra da União das Associações de Bairros (UAB) recordou que, na década de 1960, as pessoas ligadas à Amob Madureira se articularam em apoio à posse do presidente João Goulart (Jango) e em oposição à Ditadura Militar. Pizzetti também reafirmou a relevância do legado do ex-presidente Getúlio Vargas e da luta social do ex-governador Leonel Brizola em benefício dos brasileiros.

Ao referir-se ao momento político atual pelo qual passa o Brasil, destacou ser necessária uma mudança de comportamento e criticou as posturas do atual presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha/PMDB-RJ. “Eduardo Cunha, por que não abaixa a soberba de vingança e renuncia ao cargo?”, questionou.

Pizzetti acredita ser possível implementar mudanças no sistema capitalista, o qual considera excludente, em busca da construção de um novo mundo.  Durante seu pronunciamento, o líder comunitário citou o nome do vereador e historiador Edio Elói Frizzo/PSB, pedindo a ele que ajude a lembrar e escrever a história das personagens que foram determinantes para a sociedade brasileira. Nessa linha, Pizzetti lamentou não ter encontrado no jornal local que costuma ler informações sobre Tiradentes, no último dia 21 de abril, quando a morte do líder da Inconfidência Mineira foi lembrada.

Pontualmente sobre o Madureira, agradeceu ao prefeito Alceu Barbosa Velho porque o município construirá uma academia e uma praça no bairro, para melhor atender à comunidade e receber os turistas. Pizzetti ainda externou agradecimentos ao Legislativo caxiense pela devolução simbólica dos mandatos do então vereador titular Percy Vargas de Abreu e Lima e dos suplentes da antiga Aliança Republicana Socialista (ARS). Pizzetti foi um dos suplentes dessa época, que envolvia a 5ª legislatura (1964-1968). O líder comunitário também já recebeu do Legislativo o título de Cidadão Caxiense no ano de 1998 e, em 27 de março de 2013, foi agraciado com o Prêmio Caxias do Sul.

Por fim, Pizzetti leu o texto “O Analfabeto Político”, de Bertolt Brecht. Na sequência, recebeu muitos elogios dos vereadores. Cumprimentaram e parabenizaram Pizzetti por sua atuação na cidade, com mais ênfase pela luta democrática, os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Edio Elói Frizzo/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Jaison Barbosa/PDT, Rafael Bueno/PDT, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido da Silva/PTB.

28/04/2016 - 19:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo