Voltar para a tela anterior.

Alunos da Escola Machado de Assis conferem o funcionamento da Câmara Municipal de Caxias do Sul

O grupo esteve acompanhado de professores e foi recepcionado pelo vereador Edson da Rosa/PMDB e por servidores da Casa


Estudantes da Escola Municipal Machado de Assis, do loteamento Reolon, acompanharam o funcionamento da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, nesta quarta-feira (27/04). O grupo, que esteve sob a coordenação dos professores Fernando Menegat (Geografia e História) e Anderson Passos (Ciências), foi recepcionado pelo vereador Edson da Rosa/PMDB e por servidores da Casa.

A relações públicas Cristiane da Fonseca guiou os 35 alunos do 7º e do 8º ano do Ensino Fundamental durante o percurso pelos diferentes setores da Casa e pelo plenário do Parlamento, onde ocorrem a apreciação e a votação de propostas e leis. Na conversa com o vereador Edson da Rosa/PMDB, a turma recebeu informações sobre o trabalho legislativo, com destaque à elaboração de projetos, aprovação de leis e funcionamento das sessões ordinárias e das comissões parlamentares.

“Ao conferirem a estrutura e as funções do poder Legislativo, vocês começam a se inserir na sociedade a partir dos espaços de decisão e a formar conceitos. Um aluno com conhecimento faz diferença na escola, assim como um vereador pode fazer a diferença no Parlamento e na vida da comunidade”, destacou Edson, após explicar em detalhes o rito de uma plenária e a mencionar projetos que foram aprovados pelos parlamentares.

Os estudantes apresentaram questionamentos referentes a assuntos locais e também nacionais. Houve quem indagou sobre o papel do vereador. Já outros perguntaram sobre o cenário político do Brasil, com ênfase ao processo de impeachment da Presidência da República em discussão no Senado. Vitor Junior França, 12 anos, Yago Maricá Corrêa, 15, e Pedro Samuel Santos Silva, 12, foram alguns dos estudantes a utilizar o microfone para fazer questionamentos durante a visita à Câmara Municipal.

 

27/04/2016 - 20:54
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo