Voltar para a tela anterior.

Programa abre oportunidade para quem quer ser voluntário da paz em Caxias do Sul

Coordenadora dessa formação, Katiane Boschetti da Silveira se manifestou na tribuna do Legislativo caxiense, durante a plenária desta quarta-feira (20/04)


O Programa de Formação Voluntários da Paz está com inscrições abertas para o curso em Caxias do Sul. Coordenadora do programa, Katiane Boschetti da Silveira esteve no Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (20/04), e divulgou o trabalho que busca formar facilitadores para promover círculos de construção de paz e diálogo. Katiane se manifestou na Câmara Municipal a partir de acordo de líderes, que permitiu a abertura do espaço.

Para quem tem interesse em obter mais informações e participar do curso, que é gratuito e tem duração de dois dias e meio, Katiane orientou efetuar inscrição pelo site www.voluntariosdapaz.org.br.

A coordenadora detalhou a trajetória da Justiça Restaurativa na cidade, cujas primeiras mobilizações locais datam de 2010. Em 2014, dentro da perspectiva de política pública, foi aprovada na Câmara e sancionada pelo Executivo municipal a lei 7.754, que institui o Programa Municipal de Pacificação Restaurativa. Como principais articuladores do programa, estão: prefeitura municipal, Fundação Caxias, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Poder Judiciário. Katiane também detalhou as verbas repassadas pelo município à iniciativa e frisou que apostar na prevenção é investimento.

   Para ter dimensão dos gastos que podem ser evitados com um trabalho mais forte pela cultura da paz, a coordenadora  informou que um adolescente internado na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) custa ao poder público cerca de R$ 12 mil/mês. Katiane defende o diálogo e o engajamento social como caminho capaz de evitar que o adolescente chegue a tal circunstância e para que a violência e os homicídios diminuam na cidade e no mundo.

“A Justiça Restaurativa é um valor de todos. E, para termos condições de paz, precisamos de voluntários da paz. Fortalecendo vínculos, vamos prevenir conflitos”, ressaltou Katiane, convidando a comunidade a se envolver na iniciativa e participar do curso. A intenção é formar 1 mil voluntários da paz na cidade.

A coordenadora agradeceu pela abertura de espaço proporcionada pela Câmara de Vereadores e destacou o trabalho da Comissão Temporária Especial da Pacificação Restaurativa do Parlamento caxiense, presidida pelo parlamentar Gustavo Toigo/PDT.

 

20/04/2016 - 19:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo