Voltar para a tela anterior.

Ano legislativo de 2016 abre com mensagem do prefeito Alceu Barbosa Velho aos parlamentares e à comunidade

O chefe do Executivo caxiense destacou as dificuldades de administrar o município em um contexto econômico não muito favorável


O ano legislativo de 2016 na Câmara Municipal de Caxias do Sul se iniciou, nesta terça-feira (02/02), com a presença do prefeito Alceu Barbosa Velho, que trouxe sua mensagem aos parlamentares e à comunidade. A primeira sessão ordinária do ano foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Edi Carlos Pereira de Souza. De acordo com a Lei Orgânica Municipal (Capítulo II - Seção II – Artigo 94 - Inciso VI), entre as atribuições do chefe do Executivo, está a exposição sobre a situação atual do município e os planos de governo, durante a abertura do ano legislativo.

   Barbosa Velho destacou as dificuldades de administrar o município em um contexto econômico não muito favorável, pelo qual passa o Brasil no momento. “Caxias do Sul vem sofrendo com a crise econômica e 2016 não sinaliza mudança de quadro. Teremos de administrar não mais a fartura, mas a carência de recursos. Temos uma despesa que cresce na ordem de 10% e um orçamento, na casa de 5%”, exemplificou.

O prefeito citou, principalmente, o aumento nas demandas das áreas da saúde e da educação. No segmento do ensino, Barbosa Velho demonstrou preocupação em torno da “judicialização” na busca de vagas para a Educação Infantil (as famílias têm acionado a Justiça para conseguir vagas nessa área a seus filhos).   

Ao mesmo tempo, apesar das dificuldades, ele informou que o município de Caxias está conseguindo fazer a gestão. Ele também defendeu um pacto mais voltado ao interesse coletivo, numa visão realista. “Governarmos Caxias do Sul, dentro da responsabilidade que nos foi atribuída pelo povo lá em 2012, com o coração aberto, a mente arejada, com os pés bem fincados no chão”, ressaltou.

O chefe do Executivo aproveitou a passagem pela Câmara para pedir aos vereadores agilidade na apreciação de um projeto relacionado à habitação e que beneficiará futuros moradores do Residencial Rota Nova. A proposta foi protocolada recentemente na Casa. Barbosa Velho ainda agradeceu o Legislativo caxiense pela aprovação de todos os projetos que a prefeitura encaminhou ao Parlamento em 2015.

Por fim, o prefeito ratificou o convite para que a população participe da Festa da Uva 2016, que ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março deste ano, nos Pavilhões.

02/02/2016 - 18:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo