Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão aponta irregularidades na aferição dos hidrômetros do Samae

De acordo com ele, aparelhos da autarquia não estariam homologados desde 2006


A bancada de aferição dos hidrômetros, que existe no prédio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), não estaria homologada para aferição externa, como voltou a apontar o vereador Rodrigo Beltrão/PT. Ele se manifestou a partir da tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (08/10). Atentou que o último procedimento teria se dado em 2001, sendo que, à época, o prazo de vencimento fixado teria ficado em cinco anos.

Na ótica do parlamentar, portanto, desde 2006, o Samae estaria sem respaldo técnico para aferir hidrômetros. “Apesar disso, se hoje qualquer consumidor solicitar a aferição de seu equipamento, o Samae, supostamente, executará o serviço e cobrará do cliente o valor de R$ 95,18”, afirmou o petista.

Beltrão ainda alegou que, na manhã desta quinta-feira, um cidadão teria filmado com o celular a prática, considerada ilegal. “Após o registro, funcionários do Samae teriam levado o hidrômetro desse cidadão para aferição, em uma empresa de Porto Alegre”, contou. Diante da situação, ele solicitou que o Samae assumisse o erro, restituindo para a comunidade os valores pagos pelo serviço executado incorretamente.

O vereador também destacou a redução de oito ministérios federais, na recente reforma administrativa, anunciada pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Beltrão, o prefeito Alceu Barbosa Velho deveria seguir o exemplo e cortar custos através de uma readequação que incluiria a extinção de 50% da verba de representação, destinada aos cargos em comissão (CC) do Executivo.

Na mesma linha, o vereador Daniel Guerra/PRB lembrou que, ainda no início de 2014, havia protocolado projeto de lei, para excluir essa verba de representação, tanto no âmbito do Executivo quanto no do Legislativo. Disse que a matéria segue tramitando na Casa.

Em seguida, o vereador Jaison Barbosa/PDT recordou já ter encaminhado uma indicação ao Executivo. Por meio dela, o pedetista sugeriu que uma só pessoa chefiasse a Secretaria Municipal do Turismo e a Festa Nacional da Uva. Hoje, a pasta conta com um secretário e a festividade, com um presidente.

08/10/2015 - 19:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo