Voltar para a tela anterior.

Vereador Daniel Guerra lamenta a suspensão temporária de atendimento na UTI pediátrica do Hospital Geral

O parlamentar informou que crianças estão sendo levadas a Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de cidades vizinhas


A suspensão temporária do atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Geral (HG) indignou o vereador Daniel Guerra/PRB, que abordou o assunto na plenária do Parlamento caxiense desta quinta-feira (08/10). O parlamentar informou que integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara fizeram hoje uma visita à unidade hospitalar, para fiscalizar e acompanhar as obras de ampliação e também tratar sobre a situação da UTI pediátrica, que se encontra sem equipe médica. O grupo foi recebido por Gilberto Chissini, diretor-executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), gestora do HG.

Guerra contou que, ainda em agosto, tinha levado à CSMA informações de médicos reclamando das condições de trabalho na UTI pediátrica do HG e que, se não ocorressem melhorias, iriam se desligar da unidade. A partir disso, a comissão teria levado o tema à Secretaria Municipal da Saúde, porque a UTI pediátrica do HG seria a única nessa modalidade a atender 100% via Sistema Único de Saúde, porém, até o momento não houve soluções para o retorno do funcionamento do espaço.

“Em setembro, os médicos da unidade se desligaram. Nove leitos da UTI pediátrica se encontram fechados e nossas crianças estão sendo conduzidas a Bento Gonçalves, Gramado e Jaquirana. Isso é inadmissível. Estamos pondo em risco a vida de nossas crianças por causa da irresponsabilidade e insensibilidade da administração do Hospital Geral”, afirmou Guerra.

O parlamentar disse, ainda, que algumas crianças estariam sendo atendidas na UTI de adultos e na neonatal. O republicano também criticou a administração municipal de Caxias do Sul por não intervir e providenciar uma rápida solução. Já em relação ao Ministério Público, Guerra elogia a atuação porque o órgão teria cobrado do HG explicações e o imediato retorno do funcionamento da referida UTI. O vereador mostrou algumas imagens da unidade vazia.

Após manifestação de Guerra no Grande Expediente, o parlamentar Henrique Silva/PCdoB, que preside a CSMA, disse que a comissão está acompanhando de perto o assunto e reafirmou a necessidade de um encaminhamento prático para o impasse. Henrique informou, também, que a direção da Fucs estaria tentando, hoje, contratar uma nova equipe para a UTI pediátrica. Em aparte de declaração de líder, no Grande Expediente, também demonstraram preocupação com a situação da UTI os vereadores Adelino Teles/PMDB e Virgili Costa/PDT.

08/10/2015 - 18:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo