Voltar para a tela anterior.

Escritor Uili Bergamin recebe do Parlamento Municipal o Prêmio Caxias do Sul

A entrega da honraria ocorreu nesta sexta-feira, quando foi lançado o filme “Como Matar Um Suicida”, baseado em um conto do autor


O escritor Uili Bergamin recebeu do Parlamento Municipal o Prêmio Caxias do Sul.  A honraria foi concedida na noite desta sexta-feira (12/06), no plenário do Legislativo caxiense, onde também houve a estreia do filme "Como Matar Um Suicida", baseado em conto homônimo de autoria de Uili. O proponente da homenagem, vereador Kiko Girardi/PT, e o 1º vice-presidente da Câmara, parlamentar Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, entregaram o troféu, que traz o símbolo do Monumento Nacional ao Imigrante.

Kiko destacou a origem e a trajetória literária de Uili. Segundo o parlamentar, o escritor já foi homenageado em diversas cidades e estava na hora de ser lembrado pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, cidade onde reside. "Uili é jovem, mas seu talento não tem idade. Vem de família humilde e pela pessoa que é e pela amplitude de seus livros, hoje, o premiamos. Temos o pensamento de que honrarias devem ser dadas a quem fez e faz acontecer", enfatizou Kiko.

Uili agradeceu pelo reconhecimento do Legislativo e disse estar realizado por receber o Prêmio Caxias do Sul. Ao externar seu gosto pela literatura, afimrou que o homem é um ser artístico. "Eu não viveria sem arte e aposto que vocês também não viveriam. Sinto-me realizado por ter leitores e por receber este prêmio, nesta noite de festa", ressaltou. Uili também listou agradecimentos a diversas pessoas, entre elas, os integrantes do Sala 2 - Caxias em Ação, por levar ao cinema seus contos.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, representou o prefeito em exercício, Antonio Feldmann, na cerimônia. Ela parabenizou Uili e destacou que todo escritor faz parte da cadeia de estímulo à leitura, que é um dos propósitos da secretaria. Rubia lembrou, ainda, que a literatura já motivou muitas e belas obras cinematográficas. Ao final da solenidade, por exemplo, o público pôde conferir o lançamento do filme "Como Matar Um Suicida", que nasceu de um conto publicado por Uili.


    O prêmio

O Prêmio Caxias do Sul foi instituído pelo decreto legislativo 186/A, de 8 de setembro de 2006, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Francisco de Assis Spiandorello e Getulio Demori. Cada parlamentar da Casa pode fazer uma indicação por ano, acompanhada de justificativa, para outorga do prêmio. É vedada a indicação de nomes já contemplados com a distinção. Essa distinção é outorgada a pessoas ou entidades, locais ou de outros municípios, que se destaquem em serviços prestados à comunidade de Caxias do Sul nos mais diferentes campos de ação.

Sobre o homenageado

Uili Bergamin é escritor, poeta, palestrante, oficineiro e mediador de leitura. Nasceu em Bento Gonçalves, no dia 2 de fevereiro de 1979 e, ainda criança, mudou-se com a família para Cotiporã. Aos 20 anos, veio para Caxias do Sul, onde trabalhou inicialmente no Hospital Pompéia, depois nas Livrarias do Maneco e Do Arco da Velha. Em 2005, através de concurso público, foi nomeado para a Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, tendo trabalhado no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho e na Biblioteca Pública Dr. Demetrio Niederauer. Atualmente, está licenciado do serviço público e firmou sociedade com sua esposa, Sabrina Antunes, numa agência de viagens. Também tem se dedicado mais ao trabalho de escritor, viajando pelo Estado. Ministra palestras, cursos e divulga seus escritos.

Autor de 12 livros e vencedor de diversos prêmios literários, Uili também colabora para jornais e periódicos, como a Revista Acontece Sul, com resenhas literárias e crônicas de viagem, e a Volare Club, do Grupo Marcopolo. Também foi o criador e primeiro apresentador do programa "Café com Letras", da TV Câmara Caxias. Integra a Academia Caxiense de Letras e é membro fundador do Grupo de Estudos Literários Litteris Te Deum. Uili tem trabalhos adaptados para o cinema, teatro, dança, artes visuais e outros suportes artísticos.

Sobre o filme "Como matar um suicida"

O Curta "Como matar um suicida" é uma produção do Sala 2 - Caxias em Ação, um grupo sem fins lucrativos. É uma comédia que tem na direção Celso Perotto. A produção é de Juliano Valim Soares e o roteiro de Roberto Nichetti.

Sinopse: "Como matar um suicida" é um curta baseado no texto de Uili Bergamin​. Fala, de maneira sarcástica e muito bem humorada, das desventuras e dos delírios de Zeca Cão, um político interiorano do tempo das intendências. Esse megalomaníaco e mulherengo se mete em uma grande enrascada ao tentar namorar, ao mesmo tempo, Sol e Bugrinha, duas lindas mulheres que decidirão a tiros os seus futuros e o de seu amado. Você vai rir e se surpreender com o final dessa história.

Classificação indicativa: livre

12/06/2015 - 21:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo