Dono de bancas de jornais e revistas, Rogério de Mello é indicado para receber o Prêmio Caxias do Sul

Vereador Rafael Bueno pretende homenagear comerciante que luta na Justiça contra medida arbitrária da prefeitura

O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou ofício, nesta terça-feira (11/06), ao presidente do Legislativo, vereador Flávio Cassina/PTB, indicando o comerciante Rogério de Mello, um dos mais antigos donos de bancas de jornais e revistas de Caxias do Sul, para receber o Prêmio Caxias do Sul, uma das principais honrarias da Câmara. 

"O homenageado faz jus à honraria em razão de manter há 40 anos a banca de revistas na Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino. O comerciante, assim como outros colegas de profissão, ao longo das décadas se tornou referência não apenas para o bairro, mas para a história da cidade, deixando um legado imprescindível", destacou Bueno.

Mello e outros donos de bancas estão buscando na Justiça o direito de permanecer nos locais de trabalho aceitando, inclusive, as regularizações que a prefeitura resolver encaminhar. Porém, o município está irredutível. Uma audiência na Justiça, em 24 de abril, definiu que as bancas poderão ficar nos locais por 90 dias a contar daquela reunião, na qual não houve conciliação.

O comerciante tem sido um dos principais defensores da permanência das bancas e o faz em programas de rádios e manifestações à imprensa. Mello chegou a dizer que até poderiam tirar ele do seu local de trabalho, mas jamais derrubar a banca - a ideia da prefeitura é retirar os estabelecimentos e não substituí-los.

"Esse senhor deveria ser homenageado pelo município e não tratado como vilão. Em nome do Mello, então, vamos homenagear todos os donos de bancas de Caxias do Sul que através dos anos vêm proporcionado conhecimento, cultura e lazer a muitas gerações de estudantes, comerciantes, artistas, escritores, empresários, moradores e famílias inteiras", ponderou o pedetista, lembrando ainda que as bancas se tornaram ponto de encontro das pessoas e de referência para visitantes. 

"Cabe ressaltar que tramita nesta Casa Legislativa um projeto de lei que reconhece as bancas de jornais e revistas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial no município de Caxias do Sul e derrubar uma banca, como já fizeram com a Banca da Ana, na Praça Dante Alighieri, pode acarretar consequências ao município", destacou o parlamentar.   

11/06/2019 - 14:21
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.
Para Rafael Bueno, comerciante Rogério de Mello proporciona conhecimento, cultura e lazer aos caxienses

Para Rafael Bueno, comerciante Rogério de Mello proporciona conhecimento, cultura e lazer aos caxienses

Crédito: Daniel Corrêa