Frentes parlamentares atuam pela população caxiense

São grupos de vereadores que debatem e agem a partir de demandas que impactam na vida da comunidade

A Câmara caxiense conta com grupos de legisladores que auxiliam na fiscalização e na melhoria da cidade como, por exemplo, as frentes parlamentares. Previstas no Regimento Interno da Casa, as frentes são uma espécie de associação que independe do partido político e visa o interesse comum em favor de demandas da sociedade que necessitam maior atenção.

Atualmente, sete frentes parlamentares estão ativas no Legislativo. São elas: Pró-Universidade Pública Federal na Serra Gaúcha; Defesa das Políticas Públicas de Juventude; A Maesa é Nossa; Pró-anexação de Cazuza Ferreira e Juá à cidade de Caxias do Sul; Discutir a Implantação de um Autódromo no Município; Defesa da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca); e Defesa do Término das Obras de Ampliação do Hospital Geral.

Para que os vereadores solicitem uma nova frente parlamentar, é preciso prever sua finalidade, justificativa e tempo de duração. Além disso, a proposta é realizada por meio de requerimento, que deve ser assinado por um terço dos vereadores e aprovado por maioria em votação no plenário. A composição da frente é de livre adesão e o interesse deve ser indicado pelas bancadas.

Diretora Legislativa da Câmara Municipal, Eliana Gianni Tedesco ressalta que as frentes se dedicam à resolução de temas pontuais e em destaque no momento, com a colaboração múltipla. “Elas atuam independentemente de interesses partidários e em prol das demandas do município”, sublinha.

O trabalho das frentes vai desde a sugestão de políticas públicas referentes ao tema definido até a realização de audiências e seminários. Para atuar nos grupos, os parlamentares integrantes não dispõem de recursos ou equipe funcional além da estrutura a que têm direito em seus gabinetes.  

Estudando e se aproximando do assunto, os membros das frentes também podem apresentar proposições que estejam relacionadas a necessidades e reivindicações da comunidade. Para conhecer os integrantes de cada frente ativa no Parlamento Municipal, é só acessar este link: http://www.camaracaxias.rs.gov.br/conteudo/index/205

16/01/2019 - 13:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor: Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator: Juli Hoff
O Regimento Interno da Câmara é que orienta sobre a formação de diferentes grupos legilslativos

O Regimento Interno da Câmara é que orienta sobre a formação de diferentes grupos legilslativos

Crédito: Vania Marta Espeiorin